top of page
Buscar

Banco Condenado a Indenizar Proprietário por Bloqueio de Carro Devido a Financiamento Fraudulento

  • advfabricioamoriml
  • 16 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Em São Paulo, uma decisão judicial determinou que uma instituição financeira deverá indenizar um homem cujo carro foi bloqueado indevidamente por um financiamento falso.


A juíza do caso concluiu com base nas provas dos autos que o proprietário do veículo não havia vendido nem autorizado qualquer negócio com o banco.

O caso veio à tona quando o proprietário, ao tentar o licenciamento do veículo, descobriu um bloqueio em seu registro devido a um financiamento não quitado, associado a um terceiro desconhecido.


Ele negou ter vendido o carro ou consentido com qualquer restrição financeira, levantando suspeitas de fraude. Após tentativas frustradas de resolver o problema diretamente com a instituição financeira, ele recorreu à justiça para anular o financiamento e baixar o gravame, além de requerer indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil.


A defesa do banco alegou que a transação era legal, insistindo que o carro havia sido vendido por meio de uma revendedora que, em seguida, recebeu o valor do financiamento. No entanto, não foram apresentados documentos que comprovassem o consentimento do autor na venda ou qualquer benefício obtido da mesma.


Importante destacar que, durante o processo, o banco apresentou apenas o laudo de vistoria do carro, que não incluía o decalque do chassi, e o contrato de seguro assinado apenas pelo terceiro envolvido. Fotos externas do veículo foram apresentadas, mas a juíza notou que foram tiradas próximo ao local de trabalho do proprietário.


A juíza também observou que o certificado de registro e licenciamento do veículo foi fornecido pelo autor, reforçando a evidência de que o carro permanecia em sua posse e não havia sido negociado com terceiros. Consequentemente, a magistrada determinou que o homem foi vítima de uma fraude, decretando a inexistência de relação jurídica entre ele e o banco, e ordenou o pagamento de R$ 5 mil por danos morais ao proprietário do carro.


Conclusão: Caso você enfrente uma situação semelhante, é aconselhável buscar a assistência de um advogado especializado em fraudes bancárias para garantir que seus direitos sejam protegidos e para buscar qualquer compensação devida por danos sofridos.


Palavras-chave : "indenização por bloqueio de carro", "financiamento falso de veículo", "fraude em financiamento de carro", "decisão judicial sobre financiamento de carro".







"direitos do consumidor financiamento veicular".

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


AGENDE UMA CONSULTA

Atendimento em todo o Brasil. Nossas consultas são por videoconferência, você não precisa sair de casa!

Entraremos em contato em breve.

Institucional
Fabricio Carvalho Amorim Leite
Advogado e Consultor

OAB 7.861/PI
Social
  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page