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Fabrício Carvalho

Defesa jurídica contra fraudes bancárias e digitais.

Golpes bancários com perdas relevantes exigem orientação jurídica imediata.

CLIENTES SUPER SATISFEITOS

EQUIPE ALTAMENTE CAPACITADA

ATENDIMENTO 100% DIGITAL E IMEDIATO

ATUAÇÃO NACIONAL

IMPORTANTE

Se você for vítima de fraude por Pix, boleto, cartão ou outro, contate seu banco imediatamente pelos canais oficiais. Informe o e solicite bloqueio e devolução, incluindo o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

 

Guarde comprovantes e registre B.O., busque orientação jurídica para as medidas cabíveis.

COMO VAMOS TE AJUDAR?

Nossa equipe em Direito Digital apoia vítimas de fraudes na coleta de provas e na busca por soluções administrativas. Quando necessário, adotamos medidas judiciais para reparação de danos materiais e morais.

Tipos mais comuns de Golpes 

CLONAGEM DO WHATSAPP

Criminosos realizam um golpe pelo WhatsApp, fingindo ser de empresas em que a vítima está cadastrada. Eles solicitam o código de segurança enviado por SMS pelo aplicativo, alegando ser uma atualização ou confirmação de cadastro. Com o código, replicam a conta em outro celular e enviam mensagens aos contatos da vítima, solicitando dinheiro emprestado via Pix.

ENGENHARIA SOCIAL COM WHATSAPP

Criminosos realizam outra fraude comum no WhatsApp, onde escolhem uma vítima e criam uma nova conta usando uma foto dela obtida em redes sociais. Eles conseguem números de celulares de contatos da vítima e enviam mensagens a amigos e familiares, alegando terem trocado de número devido a problemas, como um assalto, e solicitam transferências via Pix, fingindo estar em situação de emergência.

FALSOS FUNCIONÁRIOS E FALSAS CENTRAIS TELEFÔNICAS

Fraudadores frequentemente se passam por falsos funcionários de bancos ou empresas com as quais a vítima tem relação. Eles oferecem ajuda para cadastrar a chave Pix ou solicitam testes no sistema de pagamentos instantâneos, induzindo a vítima a realizar transferências bancárias.

BUG DO PIX

Os criminosos também atuam por meio de um golpe do “bug” (falha que ocorre ao executar algum sistema eletrônico) do Pix. Nas redes sociais, os bandidos afirmam que graças a um “bug” no sistema de pagamentos é possível ganhar o dobro do valor que foi transferido para chaves aleatórias. Porém, ao fazer este processo, o cliente envia dinheiro para golpistas.

FALSO VENDEDOR (PISHING)

O phishing é uma técnica ampla de envio de mensagens que parecem ser de instituições financeiras confiáveis e, no geral, pedem dados pessoais e sensíveis. No caso do Pix, elas podem conter um link solicitando algum valor por meio desse pagamento para a vítima. O e-mail pode simular ser do seu banco, informando que o “cliente” precisa confirmar seus dados para evitar o bloqueio do Pix.

DÚVIDAS FREQUENTES

  • Acabei de ser vítima de golpe do PIX, o que fazer?
    Fraude identificada? Avise imediatamente o banco pelo aplicativo, telefone ou pessoalmente e solicite o acionamento do MED (Mecanismo Especial de Devolução), que busca bloquear e devolver o valor transferido. Guarde todos os protocolos e registre Boletim de Ocorrência, seja em delegacia física ou digital. Se o seu celular foi furtado ou roubado, informe também ao banco para bloquear o acesso ao aplicativo e evitar novas operações indevidas.
  • Entrei em contato com meu banco e eles acionaram o MED, e agora?
    O MED busca bloquear e devolver o valor transferido, mas a restituição depende de saldo na conta recebedora. Em muitos casos, será necessária análise e medida jurídica complementar.
  • O banco respondeu minha contestação mas disse que não tem como devolver o dinheiro porque a conta recebedora não possui saldo, e agora?
    Nessas situações, contar com orientação jurídica é fundamental. Nossa equipe poderá indicar as medidas cabíveis de acordo com o seu caso.
  • De quem é a responsabilidade em casos de golpes de pix?
    Em casos de golpes envolvendo Pix, a responsabilidade pode recair sobre a instituição financeira. Conforme entendimento da Súmula 479 do STJ, os bancos respondem de forma objetiva pelos danos causados por fraudes e delitos praticados por terceiros, quando relacionados ao chamado fortuito interno, isto é, riscos inerentes à própria atividade bancária.
  • Quais documentos eu preciso ter para buscar reparação judicial por esse prejuízo?
    Documentos importantes para análise do caso: 📑 Comprovantes do Pix ou da transação contestada; 📝 Boletim de Ocorrência (delegacia física ou digital); 💬 Provas da fraude: prints de conversas, e-mails ou mensagens do golpista; 📌 Protocolos e respostas do banco (ou prints das contestações feitas); 💳 Extratos bancários que demonstrem a movimentação suspeita.

AGENDE UMA CONSULTA

Atendimento em todo o Brasil. Nossas consultas são por videoconferência, você não precisa sair de casa!

Entraremos em contato em breve.

Institucional

Fabricio Carvalho Amorim Leite
Advogado e Consultor

OAB 7.861/PI

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